Curiosidades da língua por Marcos Paulo

Como surgiu o termo "de meia tigela"?


      Em 1808, com  a chegada da família real  ao Brasil, foram contratadas inúmeras pessoas para servirem a realeza. Tais pessoas eram chamadas fidalgos que eram homenageados ao comer em uma tigela feita de ouro. Mas aqueles que eram menos prestigiados deveriam comer em uma tigela com metade do tamanho da de ouro. Assim, eles eram chamados de fidalgos de meia tigela.


Como surgiu o termo "à bessa"?


Conta-se que certa vez houve uma audiência em que o jurista Gurmesindo Bessa se envolveu em uma discussão com o prestigiado advogado Ruy Barbosa. Sendo que Bessa não só venceu como argumentou com excelência. Dom Pedro II, que estava presente na audiência, disse que ele argumentava "bem à bessa".

Você sabe a origem da palavra “ torcedor”?


            No começo do futebol, ir ao estádio era um ato de elegância, principalmente, no Fluminense. Por isso o Fluminense até hoje tem essa fama de clube aristocrático. As mulheres se enfeitavam como se fosse ao Grande Prêmio Brasil, colocavam vestidos de alta costura, chapéus, luvas. Mesmo que a temperatura na cidade estivesse por volta dos 40º de temperatura, elas iam de luvas. Como o calor era muito grande, elas tiravam as luvas e ficavam com as luvas nas mãos, e como ficavam nervosas com o jogo, elas as torciam ansiosamente. Os homens usavam a palheta, um chapéu de palha muito comum na época, muito elegante e também ficavam com o chapéu na mão enquanto torciam. O Coelho Neto, que além de poeta e cronista era pai de dois jogadores do Fluminense: o Preguinho, que foi o primeiro homem a fazer um gol pela seleção brasileira em uma Copa do Mundo, e do Mano, que morreu em consequência de um jogo de futebol, levou uma bolada e acabou morrendo; pois o Coelho Neto escreveu uma crônica em que ele usava a expressão “as torcedoras”, referindo-se às mulheres e dali a expressão pegou e nasceu a torcida. Havia quem dissesse que torcida vinha do fato de as pessoas torcerem os fatos, de o torcedor torcer os fatos a favor de seu clube, mas não foi daí que o termo veio não. Apesar de que quem torce, realmente torce as coisas e até distorce. Mas, na verdade, não foi por isso, foi mesmo pelo gesto das moças, principalmente, das que torciam as luvas entre as mãos".   (Luiz Mendes)

Um comentário: