quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um mosquito, três doenças. Combata o Aedes aegypti!

    Dengue, Zika e Chicungunya. Aedes aegypti. Duvido que você não esteja cansado de ouvir estas palavras. Em todos os sistemas de comunicação se ouve muito essas palavras devido a epidemia destas doenças.
     “É culpa do governo”, muitos dizem. “Maldito mosquito”. Em partes. Para combater esta epidemia é necessária a exploração da educação de nós, brasileiros. Hoje, não é estranho ver algum foco de dengue. O que é estranho mesmo, é vermos alguém combatendo isso.
     Eu estava indo para a escola em um dia de chuva. Na minha frente, uma menina abriu uma garrafa jogou a tampinha dela no chão. Onde está a educação nessas horas? Eu peguei a tampinha e fui segurando ela até achar outra lata de lixo. Fiquei pensando, será que está menina foi aos manifestos? Será que ela se queixa do governo não estar recolhendo o lixo das ruas? Era tão simples. Bastava segurar a tampinha por alguns metros e ela combateria não uma, mas três doenças.
    Já pararam para pensar o quanto é fácil? Mas isto se torna tão difícil perto de uma sociedade mais preocupada com qual roupa, qual maquiagem, qual boné vai usar pra sair do que com a saúde nacional. Falando isso, podem achar que estou defendendo o governo mas não. Estou equilibrando a culpa. A culpa é sim das pessoas que  não fazem sua parte e jogam lixo nas ruas. A culpa é sim do governo que não recolhe lixo e entulho das ruas. A culpa é sim daquela menina e de tantas outras pessoas que já jogaram uma tampinha na rua. A culpa é sim minha e sua.
     Depois de tudo isso, caro leitor, você vai continuar matando pessoas? É isto que você está fazendo ao jogar lixo nas ruas. Um mosquito, três doenças. Ainda temos isto ao nosso favor. São ações simples e você já deve estar familiarizado com elas.

     “Não jogue lixo nas ruas, ponha areia nos pratos de vasos, feche sua caixa d’água, limpe as calhas de sua casa”. E como dizia Newton, “a toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. São pequenas as ações que fazemos, mas se forem 205 milhões de pessoas fazendo isso será uma grande ação que gerará uma grande reação. Será um problema a menos para que o Brasil cresça bem e os jovens de hoje, possam exercer seus deveres bem quando se tornarem adultos.                    Combata o mosquito Aedes aegypti! 

                                                                          Ana Luiza Rossi Carvalho

7 comentários:

  1. Exatamente! É isso que estamos vivendo nos dias de hoje. Quem é o(a) autor(a) do texto? Seja quem for está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora sou eu, Ana Luiza. Obrigada! Esses incentivos que me motivam a escrever mais! Beijos

      Excluir
    2. Erro meu, Ana Luiza. Desculpe, minha linda! Estou esperando a resenha que pedi, certo? Beijinhos!

      Excluir
  2. Dia propício para publicação deste texto Ana Luiza, parabéns!
    Continue a fazer o que gosta. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Dia propício para publicação deste texto Ana Luiza, parabéns!
    Continue a fazer o que gosta. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Dia propício para publicação deste texto Ana Luiza, parabéns!
    Continue a fazer o que gosta. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Continuarei fazendo os textos sim, afinal... É o meu sonho!!! Beijos

      Excluir