terça-feira, 29 de novembro de 2016

Literatura e Projeto Amar.

Literatura e Projeto Amar.

             Sabemos o quanto a educação dos filhos é motivo de preocupação e esforço dos pais. Também, sabemos e valorizamos o esforço que as famílias fazem para mantê-los aos nossos cuidados: investimentos financeiro, de tempo, dedicação e cuidado emocional.       Desde já agradecemos o empenho e a confiança que os senhores manifesta na escolha de nossa escola para o cuidado e escolarização de seus filhos.
No Colégio Ávila trabalhamos na perspectiva de educação integral dos jovens por acreditamos que a formação para a cidadania, a ação proativa diante das dificuldades impostas pela realidade e o Letramento são molas-mestras da nossa Pedagogia. Fundamentamos o Letramento como um processo em que o ensino da leitura e da escrita acontece dentro de contextos sociais e que tal aprendizado irá fazer parte da vida dos alunos como saberes internalizados.
No texto de Victor Hugo, autor francês de grande relevância, observamos a necessidade da inserção cidadã no seio da sociedade tão carente de valores morais. A solidariedade e empatia devem ser prioridade na educação de nossas crianças e jovens, por isso, buscamos em nossas aulas esquadrinhar a leitura com intento de desenvolver em nossos alunos uma visão de mundo transformadora: compromissados com uma sociedade mais justa, ética e solidária. Este é o cerne de nossa missão educativa.
Como fruto desta nossa identidade pedagógica, formou-se uma parceria entre a nossa comunidade educativa, Colégio Ávila representado pelos alunos do 9º ano e a filantrópica representada pelo Projeto Amar com o intuito de coadjuvação em prol de uma causa comum pelo bem social. Já que o Projeto visa assistir a comunidade a partir do acompanhamento educacional e médico com uma equipe multiprofissional, incluídos assistentes sociais, educadores e profissionais da saúde. Tema intensamente  abordado em sala de aula devido a leitura do livro “Os Miseráveis” de Victor Hugo, que aborda temas como amor ao próximo, caridade e perdão.

                                                  Prof.ª Célia Regina – Literatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário